Combustível adulterado: entenda como identificar

Combustível adulterado: entenda como identificar

É importante saber reconhecer os indícios dados pelo veículo para evitar transtornos e prejuízo

Abastecer o carro pode ser uma tarefa simples para os consumidores, mas, se ela não for feita com um combustível de qualidade, eventuais problemas podem vir à tona. Isso acontece porque a venda de etanol e gasolina adulterados tem se tornado uma prática cada vez mais corriqueira nos dias de hoje, principalmente depois dos sucessivos aumentos no valor do produto nos postos.

A gasolina adulterada ganhou importantes espaços na mídia em 2000, quando se estimava que cerca de 30% de todo o combustível no país era adulterado de alguma forma. Ou seja: recebia qualquer outro componente diluidor para que a gasolina, agora alterada, pudesse “render” mais.

Dessa forma, enquanto o motorista enchia o tanque, cerca de 30% de tudo aquilo que era adquirido não passava de solvente. Hoje, no entanto, mesmo com a ANP regulando e fiscalizando, o índice de combustível adulterado pode chegar a 10% no país.

Por conta disso, é mais do que fundamental saber identificar o que é a gasolina adulterada e, sobretudo, o que fazer quando topamos com algum posto vendendo esse tipo de combustível.

Isso porque, quando adicionado algum tipo de solvente à gasolina, de forma que ela seja adulterada, mais do que a qualidade do nosso carro fica em risco, como a nossa própria segurança.

Uma das consequências mais comuns da adulteração do combustível é a falha mecânica do veículo, dado que a central do carro não consegue identificar os componentes de má qualidade adicionados à gasolina ou ao álcool.

Com isso, trepidações, desaceleração e instabilidade no veículo passam a ser percebidas pelo motorista, o que pode colocá-lo em risco, bem como todos os entes do trânsito. De acordo com o último relatório divulgado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o ano de 2021 apresentou um recorde histórico na venda de automóveis e comerciais leves. 

5 sinais de combustível adulterado

1. Consumo elevado: O uso de combustível de má qualidade pode fazer com que o veículo consuma até 30% a mais do que o normal.

2. Barulho no motor: Quando o combustível é puro, o motor tem a sua melhor performance, trabalhando sem produzir ruídos incomuns. Fique atento a isso!

3. Falha na partida e perda de potência: O uso de gasolina adulterada pode trazer riscos à bomba de combustível do automóvel, fazendo com que o carro falhe ao tentar dar partida. Além disso, durante a direção, o condutor pode sentir que o veículo está mais fraco que o normal devido ao problema na bomba.

4.  Luz da injeção eletrônica acesa: Atenção às luzes do painel do seu veículo! No caso do uso de combustível modificado, veículos com injeção eletrônica podem acender a luz de advertência (luz da injeção) como forma de alertar o condutor de que algo está errado.

5. Indicador do combustível oscilando ou sem funcionar:  Caso o combustível contenha impurezas, elas irão oxidar a boia do tanque que não conseguirá identificar a quantidade certa de gasolina ou etanol no veículo. Com isso, o indicador não funcionará.

Uma dica para evitar todos esses transtornos causados pelo combustível adulterado, é abastecer o veículo apenas em postos de confiança. Além disso, desconfie quando o combustível está com um preço muito abaixo do normal.

A Drive Select é especialista em terceirização e gestão de frotas executivas, destinado ao consumidor que aprecia comodidade e qualidade de atendimento, oferece o serviço de carro por assinatura. Fale com um dos nossos consultores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conheça nossa Vitrine de Veículos

Tenha acesso as principais marcas.

BMW, Volvo, Audi, Mercedes, Land Rover, Toyota, Volkswagem, Honda, Jeep e outros.